Robotic Process Automation (RPA) é uma tecnologia que está mudando a vida no escritório, permitindo a implantação de robôs de software que dão suporte a humanos nas atividades de front ou back office.
Com implementação rápida baseada em exemplos, os bots são treinados para realizar atividades de coleta, processamento, inclusão ou atualização de dados em praticamente qualquer sistema/site usando a mesma interface que um usuário humano usa.
Robôs imitam o comportamento humano com agilidade e precisão. Interagindo com um sistema que simula o trabalho humano por meio de teclado e mouse, capaz de operar aplicativos, sistemas de rede, arquivos e outros recursos de informação digital.
O dia a dia de uma empresa é repleto de atividades de coleta e processamento de dados entre sistemas e ambientes digitais díspares, tanto dentro quanto fora da infraestrutura da empresa, que consomem milhares de horas de profissionais em atividades rotineiras, mundanas e de baixo valor, mas as operações de negócios são necessárias.
Os robôs podem realizar atividades manuais repetitivas de 3 a 5 vezes mais rápido que os humanos, permitindo que as organizações lidem com mais tarefas por dia, o que também ajuda a reduzir a duração do processo, possibilitando respostas mais rápidas e uma melhor experiência do cliente.
A inserção ou validação manual de informações no sistema está sujeita a erros, quando a atividade é um bot, elimina erros de digitação ou duplicação de dados errôneos, além de possibilitar uma validação mais profunda das informações, o que em muitos casos não é viável quando a ação é realizada apenas por humanos.
Com o RPA, os bots de software são programados para executar e lidar com muito trabalho, permitindo que sua equipe coloque seus talentos para trabalhar melhorando continuamente a experiência do cliente.